terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Selvagens - Don Winslow



Autor: Don Winslow
Editora: Editora Intríseca
Categoria: Policial, suspense
 288  Páginas
 No Skoob
 Sinopse: 
Ambientalista e filantropo nas horas vagas, Ben comanda um negócio de venda de maconha em Laguna Beach. Ao lado de seu parceiro, o ex-mercenário Chon, ele fatura lucros consideráveis e mantém uma clientela fiel. No passado, quando seu território foi invadido, Chon tratou de eliminar a ameaça. Agora, porém, eles parecem estar diante de uma força da qual não podem dar conta: o Cartel de Baja, do México quer tomar a região e avisa que não irá aceitar uma negativa como resposta. Quando os dois amigos se recusam a recuar, o cartel reforça a advertência sequestrando Ophelia, companheira e confidente dos rapazes. O sequestro deflagra uma gama alucinante de negociações habilidosas e reviravoltas inacreditáveis, que deixarão os leitores ansiosos para descobrir o custo da liberdade e o preço de um grande barato. Uma engenhosa combinação entre o suspense carregado de adrenalina e a reportagem policial, Selvagens é um thriller alucinante, escrito por um mestre do gênero no auge de sua carreira.
 



Resenha:  
Esse livro deu origem ao filme de Oliver Stone que estreou no Brasil no 2o semestre do ano passado (2012).
O livro foi lançado lá fora em 2010 e só chegou por aqui em 2012, muito provavelmente por conta do filme, mas algo falhou ai, afinal o filme só ficou uma semana em cartaz.Talvez pela classificação (18 anos), pelo tema forte ou por falha de marketing mesmo.
Há 3 protagonistas na estória:  Ophelia ou simplesmente O, Chon e Ben. Sim, além de melhores amigos eles também são amantes e têm um relacionamento aberto.
Ben e Chon comandam a venda de maconha em Laguna Beach, California. O Ben é o cérebro e Chon a força armada.
Ben é botânico, ambientalista, filantropo, de tempos em tempos abandona o negócio para ajudar projetos sociais em países do terceito mundo
Chon é ex-mercenário e foi integrante da ¨tropa de elite¨ da Marinha Americana (SEAL). Trabalhou no Afeganistão, que por sinal tem a melhor maconha no mundo.
Através de estudos, testes eles desenvolvem uma droga com qualidade como nenhuma outra e ameaçam os demais cartéis, apesar da produção deles ser pequena e controlada.
Ophelia é a garota bonita que conquista os dois, ¨California girl¨ e que adora fazer compras. Tem um relacionamento complicado com a mãe. Na verdade, a mãe não se preocupa com a ela.
No meio dessa briga, o cartel da mexicano  da Baja comandado por  Elena ou ¨ La Reina¨, (no filme Penelope Cruz), quer negociar com os rapazes e fazer uma fusão. Eles não querem, estavam pensando em largar tudo e ir morar no Sudeste Asiático e viver da renda dos investimentos do Ben.
Como Elena não aceita não como resposta ela manda sequestrarem O e asim Ben e Chon têm que ou pagar o resgate dela (o equivalente a fazerem negocios com o cartel dela por 3 anos, ou trabalharem com os mexicanos por 3 anos e só então a O será solta).
Eles criam um plano para conseguir o dinheiro necessário (aproximadamente 20 milhões de dólares) o mais rápido possível afinal acreditam que a O não sobreviverá muito tempo como refém. Eles decidem pagar Elena com o dinheiro dela.
Elena tem que mostrar a sua força foi o seu reinado está sendo ameaçado. Ela herdou o cartel quando o seu marido morreu, e os demais ¨trabalhadores¨ do cartel não a aceitam muito bem, são machistas e não conseguem lidar bem com ordens recebidas de uma mulher. Então ela tem 2 problemas, controlar os seus subordinados e e descobrir quem a está traindo e roubando o seu negócio, pois o primeiro pensamento dela é que há um vazamento interno. Ela não acredita que algum outro cartel teve a audácia de desafia-la.
O livro é narrado em terceira pessoa, a narrativa te prende do começo ao final. Não é possível determinar quem é o narrador. Não posso dizer nada da diagramação pois li em e-book.  
O livro trata de temas fortes, tráfico de drogas, sexo, guerra de cartéis, violência e isso é retratado no filme. A única coisa que eu não gostei no filme foi o final.
Na verdade, Oliver Stone fez 2 finais para o cinema, o final do livro e um final, digamos, hollywoodiano. Tirando isso o filme foi bem fiel ao livro, claro que uma ou outra passagem foi modificada, mas é sempre bom ler o livro antes de ver o filme.
Só um detalhe: foi impossível ler o livro e não ficar com a música de abertura do seriado The OC na cabeça :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário