quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

¨Não Há Dia Fácil¨ - Mark Owen

Ficha Técnica

Título Original:No Easy Day
Autor: Mark Owen
Tradução por: Donaldson M. Garschagen e Berilo Vargas
Idioma Original: Inglês
Idioma: Português
Gênero: Não ficção, biografia
Editora: Paralela
Data de publicação: 2012
Edição: 1ª edição
Páginas:264
ISBN : 978-85-65-530149

Sinopse - Não há dia fácil - Um líder da tropa de elite americana conta como mataram Osama Bin Laden - Mark Owen, Kevin Maurer

Não há dia fácil é um retrato da vida nas equipes do Seal e o único relato interno sobre a Operação Lança de Netuno, realizada em 1º de maio de 2011, que resultou na morte do terrorista Osama bin Laden. Desde a pane no helicóptero Black Hawk - que quase fez com que a missão fosse abortada - até o comunicado pelo rádio via satélite confirmando que o alvo estava morto, a operação dos vinte e quatro homens na propriedade secreta de Bin Laden é recontada em mínimos detalhes. Das ruas de Badgá ao resgate do capitão Richard Phillips no oceano Índico; das montanhas ao leste de Cabul ao terceiro andar do esconderijo de Osama bin Laden em Abbottabad, no Paquistão. Não há dia fácil coloca o leitor dentro de uma das mais surpreendentes tropas de elite do mundo. Mark Owen, ex-membro do Grupo para o Desenvolvimento de Operações Especiais da Marinha dos Estados Unidos, mais conhecido como Equipe Seis do Seal, foi líder de uma das mais memoráveis operações especiais da história recente, assim como de inúmeras outras missões que nunca chegaram às manchetes. Não há dia fácil põe o leitor além das linhas inimigas. Não perca



 Eu tenho esse livro há um tempo, mas resolvi lê-lo agora porque assisti ao filme Zero Dark Thirty (A Hora Mais Escura), que está concorrendo ao Oscar 2013 de melhor filme, entre outras categorias. O filme fala sobre a captura de Osama Bin Laden e como achei o filme meio chato, resolvi ler o livro para ver se os fatos eram os mesmos e se era mais empolgante que o filme.
Mark Owen, nome fictício, foi um Seal (um esquadrão da Marinha Norte-Americana) durante muitos anos e integrou o Team6 (um esquadrão de elite) e estava no lugar certo na hora certa, por isso que participou da misão de captura de Osama Bin Laden ou UBL como os militares o chamavam.
A maioria dos nomes utilizados no livros foram inventados para preservar a identidade os partipantes da ação.
Mark narra uma série de missões, treinamentos, exercícios militares das quais ele participou ao longo de sua carreira.
O livro é bem escrito se tratarmos os capítulos individualmente. O autor não consegue fazer muito bem a ligação entre um capítulo e outro. Talvez os detalhes das missões tenham sido perdidos ao longos dos anos de intenso treinamento, horário de trabalho e funções pouco convencionais.
Não consegui descobrir se o livro serviu de base para o filme, mas a parte da missão é bem parecida. Os nomes dos soldados que participaram da missão são diferentes e também a da agente que trabalhou por mais de 4 anos na captura de UBL. No livro ela se chama Jen e é loira, no filme ela se chama Maya e é ruiva, mas issso são detalhes.
No meio do livro há uma breve biografia de Bin Laden como se o autor quisesse frisar que eles estavam com a razão de caça-lo e mata-lo. Um ponto interessante é que  Mark diz que a captura de Osama foi um fato político e que serviria para reeleger Obama, coisa que acabou acontecendo. O livro foi escrito e lançado antes das eleições americanas.
A missão foi planejada durante meses e durou menos de 1 hora (sem não considermos o tempo de deslocamento) e começou dando errado. O primeiro helicoptero que deixaria os militares no pátio da casa não conseguiu planar e eles cairam, mas a queda foi pequena e ninguém se machucou. Com isso o segundo helicoptero não desceu na casa, mas num terreno próximo e o portão de entrada teve que ser explodido para  que os militares pudessem entrar. Com isso o elemento surpresa foi perdido.
As equipes entraram na casa e encontraram 3 homens e suas famílias. Eles não oferecerem resistência, ou melhor, os homens foram mortos antes de atingirem os inimigos. As mulheres e crianças não fizeram nada, só gritavam e choravam. E foi tudo conforme planejado.
Dai a gente fica pensando, mas com tudo isso dando errado, como eles conseguiram sem sofrer nenhuma baixa? Será que UBL está mesmo morto?? Como que o mentor de milhares de soldados jihad não apresentou resistência? Como ele só tinha 2 homens o protegendo? Por que as suas mulheres (sim, ele tinha duas) não atiraram? Não explodiram). 
Enfim eu nunca acreditei nessa história de Osama Bin Laden e nem de que ele foi o autor dos ataques de 11 de Setembro.
No final do livro há fotos dos Seals em treinamentos, da base, plantas da casa onde morava UBL. Essa missão é a que é mais rica em detalhes, talvez por ser a última de Mark. Depois disso ele saiu das Forças Armadas.
O livro é interessante, pelo menos para quem, como eu, não conhece nada das Forças Armadas.

¨Tentem não acertar o filho da puta no rosto¨, disse Walt. ¨Todo mundo ai querer ver a foto.¨.                                                                                            Página 158

Depois de três dias tentando não pensar na missão, agora era impossível tirá-la da cabeça. Se tudo saísse como planejado, em menos de doze horas estaríamos escorregando pela corda para descer na propriedade de Bin Laden no Paquistão.                                                                                        Página 162
  
Desde a minha primeira missão como Seal e dos ataques de Onze de Setembro, eu sonhava em participar da missão para matar ou capturar Bin Laden. Tive a sorte de desempenhar essa função. É hora de ceder o lugar para outro.                                                                                                     Página 234
Essa resenha  faz parte do Desafio Literário 2013. Mês de janeiro:  tema livre.



2 comentários:

  1. Não me convence... Essa história do Osama Bin Laden, de sua captura, dele ser responsável por uma série de atentados, de sua resistência durante anos... Pra mim, tudo foi "criado" com objetivo de beneficiar de uma ou outra forma, os EUA. Aliás, ninguém lembra quem ensinou e armou, anos atrás, Osama e seus companheiro, né? E depois queriam o fim dele? Parece-me um cala-boca. Não teria vontade de ler esse livro porque não conseguiria acreditar na veracidade.
    Beijos

    Flávia Cabral -skoob

    ResponderExcluir
  2. O livro parece ser bem interessante, gostei da temática dele e fiquei curiosa em conhecer a vida de um SEAL!

    Vou procurar ler em breve, talvez comecar pelo pdf (http://portugues.free-ebooks.net/ebook/Nao-ha-dia-facil para quem queira). a Flávia agora desmotivou-me um pouco, a ver..

    ResponderExcluir