sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Lista Negra, A - Jennifer Brown

Autor: Jennifer Brown
Editora: Editora Gutemberg
Categoria: Romance, Ficção
 272  Páginas
 No Skoob
 Sinopse: 
 E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. A lista negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão.



Resenha:  

A Lista Negra é o primeiro romance da americana Jennifer Brown. E que romance!
Não é um livro fácil de leitura. Você precisa terminar de ler e precisa de um tempo para respirar e processar o que leu, apesar do assunto, infelizmente, ser corriqueiro. 
O livro trata de bullying na escola, que é uma coisa que sempre existiu, mas somente agora o tema começou a ser debatido mais energicamente.
Valerie é a narradora do livro e ela conta a perspectiva dela em relação a tudo que aconteceu. O livro é dividido em 4 partes e narra a evolução psicológica da Val. Se eu detalhar cada parte vai virar spoiler, então não vou fazer isso.
Val e Nick eram namorados e estavam sempre juntos, como todo casal adolescente. Num momento de raiva, Val começou a escrever uma lista com o que ela não gostava, a tal Lista Negra. O Nick viu e passou a contribuir com a lista, nela não havia somente pessoas da escola, mas também apresentadores de TV, os pais, etc. Era apenas um jeito deles desabafarem e expressarem a sua raiva, pelo menos era o que Val pensava.
O massacre aconteceu na Praça de Alimentação da escola, lugar adorado pelo alunos e frenquenta-la era sinal de status, já que os calouros não tinham ¨permissão¨ para passear por lá.
Nick chega a escola, encontra-se com a namorada e o resto da turma e eles partem para a Praça de Alimenção.  Nick se digie a Christy (que algum tempo antes havia se desentendido com a Val no trajeto até o colégio) e o primeiro tiro é disparado. E a tragédia começa. Nick escolhe os seus alvos, alunos que estavam  na Lista Negra, um ou outro aluno acaba sendo atingido ou morto não por estar na lista, mas por estar no lugar errado na hora errada.
Isso só acaba quando Val se joga em cima de Nick para tentar pará-lo. Ela acaba sendo baleada na perna e Nick se mata.
Val tira uma licença médica do colégio para se recuperar, física e psicologicamente do evento e só retorna no ano letivo seguinte.
De volta a escola ela tem que enfrentar a rejeição dos antigos amigos, dos alunos em geral e de alguns professores, mas ela também conta com a amizade inesperada da ¨rainha¨ do Colégio Garvin, Jessica Campbell.
O livro narra o último ano do colegial de Valerie, e a acompanha enfrentando a rejeição, a culpa, a falta de confiança dos pais, a acusação de que ela era cumplice de Nick (isso acontece tanto pela mídia local, quanto pelos pais e pela sociedade).
O texto apresenta o dia a dia da Val no presente e é intercalado com alguns trechos de flashback que ajudam a entender e a formar a personalidade dela  e de Nick e nos fazem acreditar que ela realmente não sabia dos planos do namorado suicida.
Leitura mais do que recomendada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário