quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Sob a Redoma - Stephen King



Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Categoria: Suspense, Fantasia, Ficção Científica.
 954  Páginas
No Skoob
 Sinopse:
Em um dia como outro qualquer em Chester’s Mill, no Maine, a pequena cidade é subitamente isolada do resto do mundo por um campo de força invisível. Aviões explodem quando tentam atravessá-lo e pessoas trabalhando em cidades vizinhas são separadas de suas famílias. Ninguém consegue entender o que é esta barreira, de onde ela veio e quando — ou se — ela irá desaparecer. Os moradores de Chester’s Mill percebem que terão de lutar por sua sobrevivência. Pessoas morrem, aparelhos eletrônicos entram em pane ao se aproximar da redoma e a situação fica ainda mais grave quando a cidade se vê exposta às graves consequências ecológicas da barreira. Para piorar a situação, James “Big Jim” Rennie, político dissimulado e um dos três membros do conselho executivo da cidade, usa a redoma como um meio de dominar a cidade. Enquanto isso, o veterano da guerra do Iraque, Dale Barbara, é reincorporado ao serviço militar e promovido à posição de coronel. Big Jim, insatisfeito com a perda de autoridade que tal manobra poderia significar, encoraja um sentimento local de pânico para aumentar seu poder de influência. O veterano se une a um grupo de moradores para manter a situação sob controle e impedir que o caos se instaure. Junto a ele estão a proprietária do jornal local, uma enfermeira, uma vereadora e três crianças destemidas. No entanto, Big Jim está disposto até a matar para continuar no poder, apoiado por seu filho, que guarda a sete chaves um segredo. Mas os efeitos da redoma e das manobras políticas de Jim Rennie não são as únicas preocupações dos habitantes. O isolamento expõe os medos e as ambições de cada um, até os sentimentos mais reprimidos. Assim, enquanto correm contra o pouco tempo que têm para descobrir a origem da redoma e uma forma de desfazê-la, ainda terão de combater a crueldade humana em sua forma mais primitiva.


Resenha:  

Em primeiro lugar, NÃO se assustem com o tamanho do livro. Sim, o livro é grande, é pesado, mas vale muito a pena.
Em segundo lugar NÃO é um livro de terror. Ué, mas o livro não é do Stephen King, aclamado mestre do terror? Sim, é, mas ele também escreve ótimos livros de suspense. Mas achoo que vale salientar que é um livro adulto, te faz ver o melhor e o pior das pessoas. Te faz pensar no rumo que a humanidade está tomando. No quanto os humanos são maldosos, mesquinhos e sádicos
Isso posto vamos ao livro, ou não. Acho que vale avisar que sou fangirl do King, desde... bem, deixa pra lá. Desde sempre, então.
King conseguiu transformar uma pequena e pacata cidade norte americana, Chester´s Mill, no Maine (claro! Onde mais seria?), no centro das notícias por 1 semana. 
Numa bela manhã de Sábado, quando boa parte dos habitates da cidade está nas cidades vizinhas, inclusive a grande maioria do Corpo de Bombeiros, uma redoma se forma sobre a cidade, isolando-a do resto do mundo. A Redoma é transparente, tem aproximadamente 14km de altura e ninguém sabe a sua profundidade. 
Apesar das quase mil páginas a leitura é rápida, e por mim ele poderia ter mais 500 páginas.
A construção dos personagens é fantástica. Logo no começo, o autor narra o dia sob o ponto de vista de uma marmota, que acaba sendo uma das vítimas do evento. 
O autor tem o mesmo cuidado em construir e descrever tanto os personagens que sobreviverão a fatidíca semana como aos que morrerão logo em seguida. Ele só não sabe ainda o que é spoiler, pois ele logo diz que tal pessoa não sobreviverá aos próximos minutos, por exemplo. E o interessante é que apesar do livro ser cheio de detalhes, esses detalhes não atrasam ou atrapalham a leitura, eles, na verdade, contribuem para enriquecer o livro. Eu consegui facilmente visualizar as cenas conforme a história ia acontecendo. 
Tenho que elogiar a tradutora, a Maria Beatriz Medina. O livro foi lançado em outubro, 3 anos depois do lançamento nos EUA, mas o trabalho foi muito bem feito. A diagramação do livro foi bem feita o que facilita a leitura.
Vou ter que confessar,  acho que o Stephen está ficando com o coração mole, pois o enredo tem espaço até para um romance. Não, não vou contar. Estou me segurando aqui para não dar spoiler. Mas rola um romance. Será que tudo acaba bem? Será que uma ou as duas partes morrem no meio? Não sei.... não sei... só lendo para saber.




Nenhum comentário:

Postar um comentário