sexta-feira, 31 de maio de 2013

¨O Grande Gatsby¨ - F. Scott Fitzgerald

Ficha Técnica

Título Original: The Great Gatsby
Autor: F. Scott Fitzgerald
Tradução por: Vanessa Barbara
Idioma Original: Inglês
Idioma: Português
Gênero: Ficção, romance
Editora: Penguin - Companhia das Letras
Data de publicação: 2013
Edição: 1ª edição
Páginas: 256
ISBN : 978-85-63560-29-2

Sinopse - O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald

Obra-prima de Scott Fitzgerald, O Grande Gatsby é o romance americano definitivo sobre os anos prósperos e loucos que sucederam a Primeira Guerra Mundial. O texto de Fitzgerald é original e grandioso ao narrar a história de amor de Jay Gatsby e Daisy. Ela, uma bela jovem de Lousville e ele, um oficial da marinha no início de carreira. Apesar da grande paixão, Daisy se casa com o insensível, mas extremamente rico, Tom Buchanan. Com o fim da guerra, Gatsby se dedica cegamente a enriquecer para reconquistar Daisy. Já milionário, ele compra uma mansão vizinha à de sua amada em Long Island, promove grandes festas e aguarda, certo de que ela vai aparecer. A história é contada por um espectador que não participa propriamente do que acontece - Nick Carraway. Nick aluga uma casinha modesta ao lado da mansão do Gatsby, observa e expõe os fatos sem compreender bem aquele mundo de extravagância, riqueza e tragédia iminente.



Esse é um clássico da literatura norte americana e está presente em diversas listas de melhores livros, inclusive no livro ¨1001 Livros para Ler Antes de Morrer¨ e é citado em vários filmes, entre eles ¨As Vantagens de Ser Invisível¨.
Fitzgerald retrata a alta sociedade nova iorquina da década de 1920. Essa sociedade é formada por festas, falsidade, traições, dinheiro, contrabando, aparências. Na verdade, o que importante não é quem você é, mas como você se apresenta e como é visto pela sociedade.
Gatsby era um pobre soldado apaixonado pela garota bonita da cidade, Daisy. Como ele não tinha dinheiro e foi para a guerra, Daisy acabou casando com Tom, um homem com um futuro bem mais promissor que o antigo namorado.
Passado algum tempo, eles acabam se reencontrando e vou parar por aqui para não revelar mais da história.
Gatsby, ao voltar da Guerra, sem dinheiro, acabou se envolvendo em negócios ilícitos e foi assim que acabou prosperando e comprando uma mansão em West Egg, subúrbio de Long Island. Nessa época, por conta de lei seca, o comércio ilegal de bebidas era um dos negócios mais prósperos, mas também um dos mais arriscados.
A casa dele vivia cheia de gente e havia festa todos os dias. Mas essas pessoas eram realmente amigas dele? Ou melhor, sabiam de quem era o anfitrião?
Nick, vizinho de Gatsby, acaba indo a uma dessas festas e conhecendo o anfitrião e eles acabam se tornando amigos e é sempre Nick que está ao lado de Gatsby.
O livro é importante por retratar fielmente a sociedade da época,. inclusive, as diferenças entre homens e mulheres e os seus atos. O que é considerado normal e até encorajado, se feito por um homem, é absolutamente imperdoável se feito por uma mulher.
Essa edição da Penguin-Companhia das Letras traz um prefácio do crítico britânico Tony Tanner, aconselho a leitura desse prefácio após a leitura do livro, pois ele revela fatos e detalhes narrados no livro, ou seja, dá spoiler.
Eu gostei da leitura, mas não é uma leitura fácil. E apesar de pequeno o livro só começa a ter ação lá pelas 60/50 últimas páginas. O começo é bem parado.




Essa resenha  faz parte do Desafio Literário 2013. Mês de maio: livros citados em filmes











Um comentário:

  1. Comecei a ler esse livro e não aguentei, não sei se é a tradução, o meu é da Bestbolso, mas não consegui passar do terceiro capítulo, muitas descrições e achei bastante desinteressante. Quem sabe um dia retorno.

    Beijos

    ResponderExcluir