segunda-feira, 2 de julho de 2012

¨Fifty Shades Of Grey¨ - E. L. James


Ficha Técnica

Título Original: Fifty Shades Of Grey
Autor: E. L. James
Idioma Original: Inglês
Gênero: Romance
Editora: Arrow Books
Data de publicação: 2012
Edição: 1ª edição
Páginas: 514
ISBN : 978-00-99-57993-9
Nota: 3/10

Quando Anastasia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja. 



Como o mundo, tanto o literário como o não literário, estava falando dessa trilogia, tive que ler.
Well...well...wel...
Ana é uma garota timida, ingênua e virgem! (hello!! Estamos no séc. XXI, ela está no último ano da faculdade, nos EUA, como isso é possivel?? Ok, que tenha passa imune ao baile de formatura do colegial, mas passou por 4 spring-breaks e nada?? ). O Mr. Grey é um executivo recluso, milionário, problemático e dominador.
Isso lembrou algo? Alguma história com uns vampiros que também foi ambientada na Costa Oeste norte americana?? Pois é, o livro é uma fanfic do Crepúsculo, mas com cenas eróticas.
Ana sonha com o príncipe encantado e uma relação baunilha* já Christian quer alguém que posso servi-lo na cama, sem questionar, sem jantares, flores, nem nada assim.
Quando eles se conhecem a atração é instantânea, mas a coisa demora um pouco para acontecer.
Christian só trabalha com loiras, pois todas as suas submissas são morenas.
Ele até propoe um contrato para Ana onde ele coloca todas as suas vontades e o que ela deve e não deve fazer.
O livro é mal escrito, as cenas de sexo não são eróticas, são cruas e os dialógos parecem terem saído de um filme pornô de 5ª categoria.
As primeiras 100 páginas são sofríveis. Ana está paixonada pela primeira vez, sente dores de estômago, palpitações e tudo aquilo que qualquer menina de 12/15 anos já sentiu, mas com 10 anos de atraso.
Ela tem um alter ego, inner godness, muito chata, que comenta tudo o que ela está sentindo e o que ela deve ou não fazer.
O que me preocupa no livro é o fato da autora ter coloca as suas fantasias nele e mulheres do mundo todo estarem indo atrás disso.
Não, não tenho nada contra o sexo, não é isso, mas é o fato da relação ser baseada na dominação e punição violenta. Como assim, se você não me obedecer ou virar os olhos para mim você será punida com espancamento???
É isso que as mulheres de hoje em dia querem? Um homem que mande e que bata nelas? E a Lei Maria da Penha?? Pra quê foi criada então???
Mas voltando ao livro, o melhor é lê-lo como se fosse uma comédia, não tem como levar esses dialogos a sério.
Comprei o restante da trilogia, não está na minha lista de próximas leituras, mas devo ler só para saber o final.



O livro é muito, muito mal redigido e muito repetitivo. Ainda não foi lançado em português, deve sair no mês que vem, mas não tenho a menor vontade de conferir a versão traduzida.
Anastasia Steele é uma americana de 22 anos, está no último ano da faculdade, é ingênua, não tem namorado, é virgem, completamente submissa.
Ela mora com a Kate, que segundo a Ana é linda, maravilhosa, rica, despojada, desinibida e tudo mais.
Kate fica doente e pede e pede para Ana ir fazer uma entrevista com Christian Grey, um empresário muito bem sucedido, na faixa dos 30 anos e dominador. Ele se encanta com a timidez de Ana e decide que quer tê-la como sua submissa.
As primeiras páginas são sobre a paixão de Ana por Christian, ansiedade e paixonite adolescente.
Ele faz a proposta para ela e manda um contrato para ela ser sua submissa por 3 meses.
Ana não está realmente interessada no relacionando SM que o Sr. Grey propõe. Ela quer uma relação normal, um relacionamento baunilha. (amor, beijinho, jantar, aquela coisa meiga e melosa).
Os dois acabam se relacionando e vão aos poucos, ou não, acertando os termos dessa relação.
A Ana tem uma inner goodness (um tipo de alter ego), muito, muito chata.
O título do livro remete as diversas facetas e posturas do Sr. Grey, que por sinal tem olhos cinzas (grey).
Não sou fazer spoiler, mas o livro continua. Tem mais 2 volumes.
Vale a pena? Sinceramente não, mas terei q ler os seguintes porque já comprei e não consigo largar uma série no meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário